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8 maneiras de impedir que a inadimplência feche a sua empresa.

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O atraso no pagamento continua a ser um grande problema para muitas pequenas empresas. De acordo com a FIESP, 45% das empresas que encerraram suas atividades no ano de 2019, o principal motivo foi a inadimplência de grandes empresas.

O FIESP estima que 37% das pequenas empresas enfrentam dificuldades de fluxo de caixa causadas por atrasos de pagamento, com 30% delas tendo que usar seu cheque especial como resultado. Ele acredita que o pagamento atrasado causa 50.000 falências em pequenas empresas por ano, enquanto o pagamento imediato da fatura proporcionaria um aumento de 2,5 bilhões de reais para a economia brasileira.

Embora muitas pequenas empresas tenham condições de crédito de 30 dias, uma pesquisa do Itaú sugere que as grandes empresas demoram em média 37 dias para pagar seus fornecedores. E enquanto, em média, 19% das grandes empresas levam entre 40 e 49 dias para pagar uma fatura, 12% levam entre 50 e 59 dias. E, na pior das hipóteses, 2% das grandes empresas levam até 80 dias, o que prejudicaria o fluxo de caixa de muitas pequenas empresas.

Se você conceder crédito, sempre haverá algum risco de atraso no pagamento, mas você poderá minimizar as chances de isso afetar seus negócios. Então, o que sua pequena empresa deve fazer?

1 – Não seja muito generoso com seus condições de pagamento …

Idealmente, você não concederá crédito até que tenha confiança no cliente, mas alguns clientes não comprarão, a menos que você o faça imediatamente. Comprar com crédito pode ser a norma em muitos setores. Para limitar sua exposição, não dê muito crédito ou seja generoso demais com seus prazos (30 dias são suficientes). Defina limites de crédito e cumpra-os, até que o relacionamento seja melhor estabelecido. Para pedidos de alto valor, aceite pagamentos em etapas ou pagamento parcial, e o saldo no fornecimento.

2 – Verifique todos os novos clientes em potencial…

É recomendável realizar verificações de crédito em todos os novos clientes que solicitam crédito significativo. Existem várias empresas de análise de crédito, que cobram taxas avulsas ou mensais. Para contas de alto valor, a realização de verificações de crédito anuais ou semestrais pode fornecer alguma garantia.

3 – Peça aos clientes em potencial para preencher os formulários de solicitação de crédito …

Muitas empresas pedem aos clientes que preencham os formulários de solicitação de crédito, solicitando detalhes importantes e reconhecimento explícito de seus termos de crédito. Então os clientes sabem o que acontecerá se pagarem tarde. Um simples pedido de referências comerciais, para que você possa falar com seus fornecedores existentes, pode ajudá-lo a decidir se deve ou não conceder crédito.

4 – Envie suas faturas o mais rápido possível…

Quanto mais tempo você demorar para emitir suas faturas, mais tempo terá que esperar para receber o pagamento – o que pode colocar um peso adicional desnecessário no seu fluxo de caixa. Verifique se todas as informações necessárias estão contidas na sua fatura e se estão corretas. A data de vencimento do pagamento também deve ser claramente especificada. Envie suas faturas por e-mail (em formato legível), se possível, pois pode ser mais fácil perder cópias impressas, o que atrasará apenas o pagamento.

5 – Ter um sistema confiável de controle de crédito em vigor …

Idealmente, ele deve alertá-lo automaticamente, pouco antes do vencimento da fatura (por exemplo, clientes que utilizam o Formmicro ERP, possuem esta tarefa automtizada). Em seguida, você pode enviar um lembrete por e-mail rápido para seu cliente, informando-o (de maneira amigável e firme) de que o pagamento está próximo e, crucialmente, que eles devem pagar nos prazos acordados.

Envie outro lembrete no dia do pagamento, reapresentando o número da fatura e o valor pendente (ou você pode simplesmente anexar a fatura novamente). O e-mail pode ser mais facilmente ignorado, portanto, uma ligação rápida, educada, mas firme, pode ajudar a garantir que o pagamento seja feito.

6 – Forneça incentivos acessíveis para pagamento antecipado…

Você precisa calcular os números antes de oferecer descontos, mas dar alguns reais ou porcentagem para o pagamento antecipado pode valer a pena para o seu negócio. Como alternativa, você pode oferecer pequenos descontos em compras futuras. Isso pode ser suficiente para alguns clientes resolverem imediatamente. Lembre-se de agradecer ocasionalmente aos clientes pelo pagamento imediato.

7 – Construa um bom relacionamento com seus clientes …

Quanto mais perto você estiver de seus clientes, provavelmente, menor a probabilidade de eles atrasarem o pagamento – especialmente se eles realmente valorizarem o que você lhes fornece. Isso não quer dizer que você sempre será pago rapidamente. Pode ser necessário mostrar um pouco de entendimento e flexibilidade, pois o próprio cliente pode estar aguardando o pagamento. No entanto, suas expectativas de crédito devem ser realistas. É seu dinheiro que você deve; sua empresa não existe para subsidiar outras.

8 – Aproveite o financiamento de faturas…

O financiamento da fatura pode permitir que você arrecade dinheiro rapidamente contra o valor das suas faturas não pagas. Normalmente, você recebe a maior parte (até 90%) do valor da sua fatura não paga imediatamente de um credor e recebe o saldo, menos a taxa do credor, quando seu cliente paga a fatura.

Existem dois tipos de financiamento de fatura. Com o desconto na fatura, seus clientes não saberão que você está usando o financiamento da fatura, porque você mantém o controle da cobrança. Se você escolher o faturamento da fatura, o credor coletará o pagamento de seus clientes, o que pode economizar tempo e esforço. O financiamento da fatura pode tornar o pagamento em atraso menos um problema para sua pequena empresa. Converse com seu gerente bancário e analise as opções.

A Formmicro Sistemas possui um módulo dedicado a gestão de inadimplência, com alertas automáticos, cálculo de juros, reemissão de faturas em atraso e análises de créditos. Faça uma experiência e nos diga o que achou.

Conheça o Formmicro ERP

O Formmicro ERP é um sistema desenvolvido em plataforma OpenSource, o que significa liberdade de alterações em seu código-fonte sua maior vantagem é sua interface intuitiva. Podemos resolver seus problemas nas áreas de:

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  • Estoque;
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Ele automatiza o envio de faturas, boletos e notas fiscais. Além disso, o programa permite que você organize sua empresa da maneira que desejar – você pode adicionar vários atributos de produtos, como cores ou tamanhos. Integração com plataformas de pagamento que permitem alcançar mais clientes em potencial

O software suporta gateways como PayPal, Stripe, Buckaroo. Permite enviar follow-ups automáticos para clientes que se esqueceram de pagar.

O Formmicro ERP é a melhor solução para pequenas e médias empresas. O bom é que você pode experimentá-lo gratuitamente e verificar se gosta.

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